Loading…
Home   /   Blog
Home   /   Blog   /   Como declarar o aluguel de imóveis no Imposto de Renda

Como declarar o aluguel de imóveis no Imposto de Renda

imposto-de-renda
Home   /   Blog   /   Como declarar o aluguel de imóveis no Imposto de Renda

O segundo bimestre do ano é marcado pela preocupação com a declaração do Imposto de Renda. E quem mora de aluguel precisa declarar os valores pagos durante o ano referente.

Esses valores pagos não são dedutíveis da base de cálculo de IR. No entanto, são necessários para que a Receita Federal possa cruzar dados e relacionar com os valores declarados pelo locador, proprietário do imóvel, que também precisa declarar o que recebeu.

Como declarar o aluguel no Imposto de Renda? Explicamos a seguir:

Na declaração, você deve preencher o valor total dos aluguéis que foram pagos durante o ano anterior, que é o referente à declaração. Essa informação deve constar no campo “Pagamentos Efetuados”, usando o código “70 – Aluguéis de Imóveis”. Você deve calcular e declarar apenas o valor dos aluguéis. Taxas de condomínio e IPTU, por exemplo, não devem ser consideradas na soma.

Além disso, você também precisa sinalizar na declaração o nome e o CPF do locador/proprietário do imóvel. Essas informações podem ser encontradas no contrato de locação. Se você mora em um imóvel alugado através da Terraz, entre em contato com nossa equipe que vamos te fornecer um informe dos aluguéis pagos no ano-calendário de 2018 para que possa realizar a declaração corretamente.

Se você dividir apartamento ou casa alugada com outras pessoas, apenas a pessoa que constar como locatário/inquilino no contrato é que deve declarar os valores dos aluguéis. Caso conste mais de um locatário ou inquilino, declare apenas o valor referente a sua parte para que, ao cruzar os dados, a Receita possa somar com os demais locatários e chegar ao valor final.

Em 2019, todos que tenham tido rendimentos superiores a soma de R$ 28.559,70 durante o ano-calendário de 2018 são obrigados fazer a declaração do Imposto de Renda. Caso queira saber mais detalhes sobre como declarar seu aluguel, consulte este material da Exame ou fale com nossa equipe.